No início de 2020, com a chegada do coronavírus no Brasil, muita gente se perguntou: posso fazer sexo na pandemia? Como fica o namoro durante esse período?
O mundo logo descobriu que sim, o sexo continua perfeitamente possível - desde que feito com segurança e com um(a) parceiro(a) pertencente a sua "bolha social"!
Após um ano de pandemia, surgiu um novo problema: como evitar que o excesso de tensão e estresse acabe afetando a vida sexual? Esta é uma dúvida muito comum, principalmente entre as mulheres. Afinal, será possível chegar ao prazer apesar de tantas preocupações e notícias ruins? A resposta é sim!
Sexo é entrega! Não adianta carregar para a cama os problemas, medos e tensões, pois eles atrapalham demais a busca pelo prazer.
A verdade é que você precisa estar de corpo e alma presentes no momento da relação. Há um conjunto de práticas conhecido como "mindfullness" que pode nos ajudar a alcançar um foco total em nossas ações, sensações e sentimentos no aqui e no agora.
Quer aprender de forma prática a usar estas técnicas e deixar as tensões de lado? Siga estes passos e consiga viver o momento, aproveitando todas as sensações, os toques e os sons da relação. Vamos lá:
1 - Aplique a técnica de respiração "inspira e expira". Puxe o ar e sinta o peito encher totalmente. Expire lentamente. Repita o exercício pelo menos 3 vezes ao dia como uma espécie de pausa para sua mente, liberando a tensão acumulada.
2 - Transfira o foco dos seus pensamentos. Cada pensamento que chega à mente substitui o anterior. Então, concentre-se nas ideias que trazem à tona o seu bom humor, o seu lado erótico e a sua busca pelo prazer.
3 - Valorize os sentidos. Durante a relação, escute os sons, sinta o toque, os cheiros, os gostos e valorize o que está vivendo de forma plena. Potencialize esta experiência sensorial com produtos como velas aromáticas e géis beijáveis!
4 - Piloto automático. Esta dica vai especialmente para as mulheres! Não deixe o seu modo piloto automático entrar em ação e roubar o seu momento! Busque inovar na relação com o parceiro ou a parceira. Experimente novas posições. Traga novidades para a relação - como fantasias eróticas, jogos eróticos e acessórios de fetiche como chicotes e algemas - e a sua tensão com certeza desaparecerá!
5 - Controle suas expectativas. Cuidado! Expectativas altas demais podem desvalorizar o que você está vivendo. Aprenda que quem olha muito para fora da situação não curte o momento de forma completa!
O distanciamento social apertou? Você não precisa deixar o prazer de lado! Existem outras opções para chegar ao prazer durante a pandemia: o sexo à distância e a masturbação. Você sabia que essas atividades fazem parte, inclusive, das recomendações da própria OMS (Organização Mundial da Saúde)? Mas isto é assunto para outro artigo!
Anotou tudo?
Coloque estas dicas em prática e, aos poucos, sua mente conseguirá se entregar completamente à relação, aumentando o tesão e trazendo muito mais prazer para você!