Você quer perder aqueles "quilinhos" extras mas não gosta da ideia de ir à academia ou praticar outras atividades físicas? Já pensou em perder peso fazendo sexo?
Separamos algumas curiosidades sobre este assunto que une o útil ao muito agradável.
A resposta curta é: sim! Além de ser um meio de perder peso, sexo é ótimo para nossa saúde em geral pois aumenta nossa imunidade, reduz o estresse e nos deixa mais felizes e psicologicamente saudáveis.
Mas você deve estar se perguntando quantas calorias você queima durante a relação sexual, não é mesmo? A cada 30 minutos de sexo você queimará, em média, de 85 a 150 calorias. Mas se a agarração for muito intensa e com posições que exigem mais esforço do corpo, a queima pode chegar perto das 400 calorias!
A queima de calorias já começa nas preliminares e continua até o tão esperado orgasmo. Mas, é claro, para que ocorra uma perda significativa de peso é importante que a relação dure mais tempo, seja mais intensa e apaixonada e ocorra mais vezes por semana.
A Universidade de Brown, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que concluiu que as pessoas que praticavam sexo frequentemente com seus parceir@s tiveram uma maior perda de peso do que aquelas que praticavam atividades físicas sozinhas.
A ocitocina, também conhecida como o hormônio do amor, é produzida pelo hipotálamo (no cérebro) e pelo trato gastrointestinal durante as relações sexuais, quando comemos, no momento do parto e durante a amamentação.
Quando fazemos sexo, os nossos níveis de ocitocina aumentam bastante, especialmente quando atingimos o orgasmo. Mas como este hormônio influencia na perda de peso? Simples: níveis altos de ocitocina no sangue causam menos fome!
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bangor, no Reino Unido, comparou a perda de peso de dois grupos selecionados de mulheres: um grupo era composto de pessoas que praticavam exercícios físicos convencionais e o outro grupo reuniu mulheres cuja atividade física de maior intensidade foi apenas o sexo.
O resultado? A perda de peso foi bem similar em ambos os grupos, mas observou-se que as mulheres que utilizaram somente o sexo para emagrecer também apresentaram algumas alterações positivas em alguns hormônios - em particular a ocitocina - causando uma redução considerável no seu apetite.
Se a intensidade, a duração e a frequência do sexo já se mostraram essenciais para perdermos peso enquanto temos prazer, o que fazer quando a vida sexual anda monótona e as relações menos frequentes do que gostaríamos? O que fazer para derrotar a rotina e alcançar a vitória na olimpíada do tesão?
Trazer sempre novidades para a relação sexual pode ser a chave aqui. Algumas sugestões: